‘Mulheres em resistência’ aborda violência política contra mulheres em espaços de decisão

Na última quarta-feira (31), a organização não-governamental de liberdade de expressão e acesso à informação ARTIGO 19 transmitiu no Youtube (https://bit.ly/3fOn03s) o webinário “Mulheres em Resistência”. O encontrou contou com a presença da vereadora Carol Dartora (PR) e Janete Pataxó, liderança indígena de Santa Cruz Cabrália (BA). A ação foi realizada em parceria com o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030.

Mediada por Ana Gabriela Ferreira, coordenadora de Acesso à Informação da ARTIGO 19, a transmissão foi palco de discussões sobre as potências das lutas das mulheres, em especialmente no atual momento de constantes ataques à liberdade de expressão e um cenário de crescente violações aos direitos das mulheres no Brasil.

“É essencial, no contexto que estamos vivendo, analisar o acesso aos direitos através da análise de gênero, raça e classe como questões centrais”, pondera Ana Gabriela Ferreira.

Para Carol Dartora, primeira vereadora negra eleita da história de Curitiba, no Paraná, muitos desses desafios do cenário atual se devem ao fato da ausência de consolidação de nossa democracia – a qual é constantemente atacada. Sinal evidente da fragilidade do espaço cívico no país, por exemplo, é a congressista já ter sido perseguida e sofrer ataques nos primeiros dias de seu mandato político.

“Infelizmente, a gente vive em um contexto de crise política gigantesco, de crise sanitária, econômica e social. Isso muito se deve ao fato de nós termos uma estrutura racista e machista na nossa sociedade, que impede o acesso, as oportunidades e cria condições de vidas muito precárias para as mulheres, para as mulheres negras e indígenas. E cria barreiras objetivas e simbólicas para que a gente não consiga ocupar espaços de poder”, sintetiza Dartora.

A Agenda 2030 é um esforço mundial para criar um novo modelo de sociedade que contemple a erradicação da pobreza e promoção de uma vida digna para todos, dentro dos limites do planeta, abarcando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na live, foi abordado especificamente os ODS 5 (igualdade de gênero) e 16 (paz, justiça e instituições eficazes) das Nações Unidas.

Acesse o webinário (https://bit.ly/3fOn03s) na íntegra. Compartilhe!

 

Postado em

Icone de voltar ao topo