ARTIGO 19 lança diálogos de expressão com participação de Muniz Sodré e Kátia Brasil

No dia 19 de março, a ARTIGO 19, organização não-governamental que atua pela defesa e promoção do direito à liberdade de expressão e de acesso à informação em todo o mundo, realiza a primeira edição do evento Diálogos de Expressão, canal de debates e análise de dados relacionados ao direito à liberdade de expressão e ao acesso à informação. O evento acontece das 17h às 18h e contará com a presença do professor da UFRJ, Muniz Sodré, e da jornalista e fundadora do site Amazônia Real, Kátia Brasil. A mediação será realizada pela diretora executiva da Regional Brasil e América do Sul da ARTIGO 19, Denise Dora.

Ao fim da ação, será lançada a revista ARTIGO 19 – Defendendo a Liberdade de Expressão. Esta primeira edição analisa os resultados do Relatório Global de Expressão, publicado pela ARTIGO 19 no final de 2020. O texto destaca que o Brasil foi o país em que a queda na liberdade de expressão se deu de forma mais acentuada em todo o mundo e que esse declínio foi acelerado com a chegada de Jair Bolsonaro à presidência do país.

Além disso, a Revista ARTIGO 19 nº1 traz entrevistas com Muniz Sodré, professor emérito da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Patrícia Campos Mello, jornalista da Folha de S. Paulo; Kátia Brasil, jornalista e cofundadora e editora-executiva da Agência de Jornalismo Independente Amazônia Real; e Jurema Werneck, diretora da Anistia Internacional. As conversas abordam a crise na liberdade de expressão sob as seguintes perspectivas: seu pacto coletivo; do cerceamento da atividade jornalística e as ameaças a comunicadores/as; e de sua relação com a efetivação de outros direitos, como o direito a eleições livres e segurança social.

O evento será transmitido ao vivo via YouTube da ARTIG0 19. Participe!

Icone de voltar ao topo