Formação gratuita visa fortalecer o direito a um meio ambiente saudável

*Inscrições encerradas

A ARTIGO 19 abre inscrições para o curso livre “Democracia Ambiental – uma introdução ao Acordo de Escazú”. Com duração de 10 horas, distribuídas em cinco encontros, o curso objetiva a apresentação e análise de possíveis ferramentas de luta fortalecidas pelo Acordo de Escazú para a efetivação do direito de todos e todas a um meio ambiente saudável.

Com foco no Acordo de Escazú – tratado regional elaborado em 2018 que representa um avanço regional para tratar de crimes ambientais e de violações contra defensores e defensoras da terra e do meio ambiente – o curso abordará quatro eixos do Acordo: acesso à informação ambiental, mecanismos de participação e mobilização social, proteção e segurança de ativistas e defensores/as ambientais e acesso à justiça.

Os encontros, gratuitos e online (via plataforma zoom), ocorrerão às quintas-feiras, das 10h às 12h) a partir de 1º de abril, encerrando-se em 29 de abril. As aulas serão gravadas e ficarão também disponíveis para que os inscritos possam assistir posteriormente. Haverá, ainda, compartilhamento de conteúdos e envio de apostila via grupo de WhatsApp e na plataforma Moodle. Serão fornecidos certificados, mediante a participação nos encontros ou via WhatsApp e a conclusão de atividades práticas propostas em cada módulo.

Programação:

01/04 (10h às 12h): Webinário de lançamento “Lideranças e Escazú: entre teoria e prática”
08/04 (10h às 12h): Aula de Acesso à Informação Ambiental
15/04 (10h às 12h): Aula de Mecanismos de Participação e Espaço Cívico
22/04 (10h às 12h): Aula de Ataques e Proteção a Defensores/as Ambientais
29/04 (10h às 12h): Aula de Acesso à Justiça
01/05 a 31/05: Período para a entrega das atividades de conclusão dos módulos (requisito de 70% de aproveitamento para recebimento de certificado).

Quem pode participar?

Com o objetivo de fortalecer a atuação de jovens profissionais e ativistas dos povos indígenas, o público-alvo do curso são estudantes ou recém graduados em cursos de ciências humanas em todo o Brasil.

Como participar? Quando e como submeter uma proposta?

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas até às 23h59 do dia 28/02/2021 exclusivamente pelo formulário indicado nesta chamada: http://bit.ly/cursoescazuA19

As vagas são limitadas. Para o preenchimento, é preciso enviar um currículo de até duas páginas e escrever uma carta de motivação de até 1000 (mil) palavras, descrevendo seu interesse em participar do curso, suas áreas de interesse de atuação e como pretende aplicar o conhecimento trocado durante a formação.

As pessoas contempladas serão anunciadas no dia 12/03/2021 no site e nas redes sociais da ARTIGO 19 e contactadas pelo e-mail e/ou telefone informados no formulário de inscrição. Este prazo pode ser prorrogado, dependendo do volume de inscrições. Qualquer alteração será informada nos canais de comunicação da organização.

Facebook
Instagram
Twitter

Os critérios de escolha serão:

  1. Atuação relevante, considerando o local de atuação do/a proponente e/ou as demandas e perspectivas de seu público-alvo;
  2. Adequação ao foco e termos do edital;
  3. Diversidade regional e geo-cultural;
  4. Auto identificação racial, étnica e LGBTQI+;

Calendário:

01/02: Início das inscrições
28/02: Fim das inscrições
12/03: Divulgação das pessoas contempladas
01/04: Início do curso livre Democracia Ambiental – uma introdução ao Acordo de Escazú
29/04: Encerramento das aulas
01/05 a 31/05: Período para a entrega das atividades de conclusão dos módulos

Eventuais dúvidas devem ser enviadas para o email comunicacao@artigo19.org

Inscreva-se e compartilhe! http://bit.ly/cursoescazuA19

 

Icone de voltar ao topo