#MissingVoices: Campanha quer mais transparência e mecanismo de apelação para casos de remoções de contas e conteúdos por redes sociais

Ao usar algoritmos e moderadores humanos, ambos propensos a errar e reproduzir preconceitos, empresas como Facebook, Twitter e YouTube estão removendo conteúdos e até contas indevidamente todos os dias, silenciando milhões de pessoas em diversos países. Com isso, grupos que sofrem discriminações estruturais – como o machismo, racismo e LGBTQI+fobia – estão propensos a ter sua liberdade de expressão e informação restringida injustamente. Pessoas que tiverem conteúdos e contas derrubadas indevidamente não conseguem contestar a decisão ou acessar facilmente informações sobre ela.

A campanha #MissingVoices, lançada globalmente pela ARTIGO 19, pede mais transparência e a estruturação de um mecanismo eficiente de apelação em caso de remoção de conteúdos por redes sociais. No contexto brasileiro e sul americano, busca principalmente proteger a pluralidade de vozes, o direito de receber informações por perspectivas diversas, a manifestação artística e de grupos que enfrentam restrições sistemáticas a sua liberdade de expressão no contexto de outras discriminações.

Com ela, a ARTIGO19 procura alertar as plataformas e a sociedade para um fato simples: algoritmos e pessoas que tomam decisões nessas empresas não estão imunes a erros. Por isso, é preciso ter caminhos para conhecê-los e preveni-los.

Saiba mais:
Por que a campanha #MissingVoices quer discutir retirada de conteúdo por mídias sociais?

Conheça o site da campanha (em inglês):
https://www.article19.org/campaigns/missingvoices/

Icone de voltar ao topo