A ARTIGO 19 foi uma das 11 organizações selecionadas pela Fundação Mozilla para receber um/a especialista em tecnologia em seu escritório em São Paulo pelo período de 10 meses a partir de setembro de 2018. A iniciativa faz parte do programa “Mozilla Fellowships”, que oferece bolsas a lideranças emergentes preocupadas em tornar a internet um meio mais seguro e acessível a todos.
A ARTIGO 19 ficará a cargo de realizar a seleção de um/a especialista, que receberá a bolsa provida pela Fundação Mozilla. As submissões podem ser feitas até o dia 21 de abril neste link.
A pessoa que será escolhida para a vaga pode se enquadrar em um dos dois perfis:
1) Especialista técnico
A ARTIGO 19 desenvolve um projeto de redes comunitárias, baseado em modelo coletivo e não-lucrativo, que busca promover conectividade em áreas do Brasil digitalmente excluídas.
Como parte desse projeto, o/a especialista irá engajar-se em oficinas que demonstrarão o funcionamento de uma rede comunitária não somente do ponto de vista teórico, mas também prático, com a instalação de uma rede na comunidade. O/a especialista também ficará responsável pelo suporte remoto às comunidades que participarem das oficinas.
Requisitos:
– domínio da língua portuguesa;
– ter conhecimentos técnicos e prévia experiência na montagem de redes locais (preferencialmente redes mesh), assim como na implementação de aplicações de rede.
2) Pesquisador/a de direitos digitais
O/a pesquisador/a atuará na elaboração de atividades de pesquisa e advocacy da ARTIGO 19 que visam promover a adoção e aplicação de padrões internacionais de direitos humanos de liberdade de expressão a nível nacional e regional em questões relativas à área digital.
Requisitos:
– Experiência prévia em pesquisa sobre direitos digitais.
– Conhecimentos avançados em português e espanhol são desejáveis;
*Candidaturas em língua inglesa também são bem-vindas