Assassinato de Marielle Franco deve ter investigação célere e rigorosa

A ARTIGO 19 vem a público lamentar o assassinato da socióloga e vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e de seu motorista Anderson Pedro Gomes ocorrido na noite de ontem (13) no bairro do Estácio, no Rio de Janeiro.

Recentemente, Marielle havia sido nomeada relatora de comissão instituída pela Câmara de Vereadores municipal que acompanhará as eventuais violações cometidas no âmbito da intervenção federal na cidade.

Ela também havia denunciado episódios de violência que teriam sido cometidos nos últimos dias por policiais militares do 41º batalhão contra moradores da comunidade de Acari, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Na última semana, dois jovens foram mortos na região sob circunstâncias ainda não esclarecidas.

Nascida e crescida no Complexo da Maré, Marielle Franco se destacou por sua militância feminista, no movimento negro e também por sua atuação nas denúncias de violações cometidas nas comunidades cariocas, principalmente pela polícia. Nas últimas eleições municipais, ela havia sido a quinta vereadora mais votada na cidade.

Infelizmente, o crime cometido nesta quarta-feira se insere em um contexto maior de violência sistemática contra defensores de direitos humanos no Brasil que precisa ser combatido com a devida seriedade e medidas efetivas e sustentáveis que tenham real impacto sobre o contexto crítico no qual atuam esses ativistas.

Nesse sentido, é dever do Estado brasileiro, em todas suas esferas e instâncias, empregar todos os recursos disponíveis para desenvolver uma política contundente que almeje obter mudanças concretas nesse cenário.

A ARTIGO 19 cobra uma investigação célere, rigorosa e independente por parte das autoridades responsáveis por investigar os assassinatos de Marielle Franco e Anderson Pedro Gomes. Clamamos pela identificação não apenas dos pistoleiros empregados, mas dos reais mandantes desse crime, para que respondam por seus atos. Solidariedade a parentes e amigos das duas vítimas pelas inestimáveis perdas.

Foto: Mídia Ninja

Postado em

Icone de voltar ao topo