Combatendo a impunidade em crimes contra comunicadores

Walgney 2

Sempre apontada por organizações de direitos humanos como um dos grandes problemas a serem combatidos, a impunidade ainda é a tônica nos casos de crimes contra comunicadores no Brasil.

Nesse sentido, a ARTIGO 19 destaca a importância da condenação de Alessandro Neves Augusto, sentenciado a 14 anos e três meses de prisão pelo assassinato do fotógrafo Walgney Assis de Carvalho, em abril de 2013, na cidade de Ipatinga, Minas Gerais.

A condenação acontece quase dois meses após Alessandro ter sido condenado pela morte do jornalista Rodrigo Neto, também de Ipatinga. Por este crime, Alessandro pegou 16 anos de prisão.

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, os dois crimes estão relacionados. Rodrigo Neto teria sido morto em função das denúncias que fazia em uma rádio sobre crimes impunes na região de Ipatinga, conhecida como “Vale do Aço”. Já o assassinato de Walgney teria sido motivado pelo fato de o fotógrafo possuir informações sobre a morte do colega de profissão.

“É importantíssimo o combate à impunidade para demonstrar o empenho do Estado na resolução de crimes contra a liberdade de expressão. Do contrário, manda-se uma mensagem errada e grave aos perpetradores de que vale a pena tirar a vida de um comunicador para silenciá-lo, já que não existem consequências. Precisamos garantir que não só executores, mas também que os mandantes destes crimes sejam identificados e devidamente responsabilizados”, afirma Paula Martins, diretora-executiva da ARTIGO 19.

Em julho deste ano, a ARTIGO 19 lançou um documentário que aborda o caso de Rodrigo Neto, intitulado “Impunidade mata”, como parte de campanha da entidade para denunciar a impunidade em crimes contra comunicadores no Brasil.

Foto: Reprodução / Facebook

Icone de voltar ao topo