Acesso à Informação e o Combate à Corrupção

Lançamento-LAI-dia-18-versao-SITE

 

No próximo dia 18, às 18h30, a RETPS (Rede pela Transparência e Participação Social), da qual a ARTIGO 19 faz parte, organiza a mesa “Debatendo a Lei de Acesso à Informação: usos e potencialidades no combate à corrupção”, que será realizado na sede da Apesp (Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo). O evento acontece para marcar os três anos da Lei de Acesso à Informação, que faz aniversário no dia 16, e irá abordar temas relacionados à transparência governamental e corrupção, explorando experiências que analisam a transparência pública no país.

Representantes de diversas organizações da sociedade civil já confirmaram presença. Na mesa estarão Fábio Oliva, jornalista investigativo e conselheiro da Amarribo Brasil, Fernanda Campanucci, da Controladoria Geral do Município, Joara Marchezini, da ARTIGO 19, e Fernando Meloti, da RETPS.

Na oportunidade, Joara Marchezini apresentará o relatório “Monitoramento da Lei de Acesso à Informação Pública em 2014”, um trabalho da ARTIGO 19, que traz o resultado de uma pesquisa junto a órgão públicos a nível federal nos três poderes – Judiciário, Legislativo e Executivo.

O evento também servirá para lançamento do Prêmio Cadeado de Chumbo, que “homenageará” as piores respostas de órgão públicos dadas após pedidos de informação. Serão cinco categorias e o anúncio do grande “vencedor” ocorrerá no dia 28 de setembro, no Dia Internacional do Direito ao Saber.

Serviço

Evento: “Debatendo a Lei de Acesso à Informação: usos e potencialidades no combate a corrupção”
Data: 18/05 (segunda-feira)
Horário: 18h30
Local: Sede da Apesp
Endereço: Rua Líbero Badaró, 377, cj. 901/906

Icone de voltar ao topo