Protestos em debate

civicussite

Cerca de 500 ativistas e representantes da sociedade civil de mais de 100 países do mundo se reuniram em Joanesburgo, na África do Sul, para participar da “Semana Internacional da Sociedade Civil 2014”. O evento aconteceu entre os dias 19 e 25 de novembro e foi organizado pela rede internacional de organizações Civicus.

Presente ao encontro, a ARTIGO 19 organizou atividade, no dia 21, para discutir o tema de “protestos”. Membros dos escritórios do Brasil, México e Reino Unido apresentaram as iniciativas da entidade e suas organizações parceiras que visam mitigar a repressão e criminalização de manifestantes.

Um dos tópicos mais discutidos foi as restrições legais usadas contra protestos, como a proibição de máscaras por manifestantes e a obrigatoriedade de se informar o caminho de passeatas. Também foram debatidos a violência policial e o uso abusivo de armas menos letais.

O escritório brasileiro da ARTIGO 19 apresentou suas iniciativas na área, com destaque para o o site “Protestos Brasil 2013”, que serviu de exemplo sobre como reunir e analisar variados tipos de informação sobre manifestações (leis aprovadas sobre o tema, principais violações ocorridas etc). Também foram expostos materiais produzidos para a prevenção de violações, como o guia “Como Filmar a Violência Policial em Protestos” e o site “Protestos.org”.

Já o escritório mexicano falou sobre a rede Rompe El Miedo, formada por midiativistas e comunicadores comunitários para acompanhar, documentar e divulgar violações a comunicadores em tempo real ao longo dos protestos que têm acontecido na Cidade do México.

Leia mais sobre a Semana Internacional da Sociedade Civil 2014 no site oficial do encontro.

Icone de voltar ao topo