Já está no ar a publicação “Tendencias mundiales de la libertad de expresión y el desarrollo de los medios: Situación en América Latina y el Caribe”, produzido pela Unesco, o braço da ONU para Educação, Ciência e Cultura.
O trabalho busca oferecer um panorama da liberdade de expressão e dos meios de comunicação na América Latina e Caribe, diante de um contexto de crescente insegurança para o exercício da atividade jornalística, principalmente quando relacionada à cobertura ao tráfico de drogas, crime organizado ou que envolvam personalidades com grande força política ou econômica.
A análise leva em conta as perspectivas da liberdade, pluralismo e independência dos meios de comunicação e seus profissionais. Também apresenta as tendências da liberdade de expressão, considerando caráter técnico e abordando suas influências jurídicas e sociais.
Para Irina Bokova, diretora-geral da Unesco, é necessário atuar sobre o campo e “fortalecer os marcos legislativos nacionais, capacitar os jornalistas, construir capacidades e avançar na alfabetização nos meios de comunicação”.
Baixe a publicação aqui