OEA lança relatório sobre violência contra comunicadores

Lançamento Relatório OEA

Na próxima segunda-feira (14), acontece o evento de lançamento do relatório “Violencia Contra Periodistas y Trabajadores de Medios: Estándares Interamericanos y Prácticas Nacionales sobre Prevención, Protección y Procuración de la Justicia”, de autoria da Relatora Especial para a Liberdade de Expressão da OEA (Organização dos Estados Americanos), Catalina Botero.

O evento será no prédio da SDH (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), em Brasília. A ARTIGO 19 é uma das organizadoras do evento, ao lado da OEA e da SDH.

A apresentação do relatório será feita por Botero e por outras organizações latino-americanas por meio de teleconferência. A diretora-executiva da ARTIGO 19, Paula Martins, que estará presente no evento, fará a exposição de um dos capítulos do relatório que trata sobre a obrigação dos Estados em elaborar medidas preventivas que evitem crimes contra a liberdade de expressão.

Após a apresentação inicial, haverá um debate a respeito dos pontos levantados pela OEA no relatório sob a perspectiva do contexto brasileiro. Organizações locais devem aproveitar o espaço para discutir os avanços e desafios da implementação das recomendações feitas pelo “GT Comunicadores” – um grupo de trabalho criado pela SDH para pensar medidas que visem proteger comunicadores sob risco, e prevenir que crimes contra a liberdade de expressão ocorram.


MAIS INFORMAÇÕES

Evento: Lançamento do relatório “Violencia Contra Periodistas y Trabajadores de Medios: Estándares Interamericanos y Prácticas Nacionales sobre Prevención, Protección y Procuración de la Justicia

Data: 14/07 (segunda-feira)

Horário: das 11h30 às 14h30

Local: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Endereço: Setor comercial sul – B, quadra 09, lote C, edifício Parque cidade Corporate, torre A – Brasília

Icone de voltar ao topo