Imagens de violência policial em protestos podem ser cadastradas em banco de dados

policiaviolenciapsite

 

A onda de protestos que tomou o Brasil em 2013 foi marcada pela forte repressão policial, com a ocorrência de diversas violações contra manifestantes. Foram inúmeras as detenções ilegais, as prisões abusivas e as lesões corporais graves constatadas.

Mesmo com diversos relatos e imagens circulando nos meios de comunicação, em que ficavam claras as ações truculentas por parte da polícia, nenhum agente de segurança foi punido pelas arbitrariedades cometidas.

Visando embasar denúncias e estabelecer um panorama sobre o problema, ativistas e organizações de direitos humanos – entre elas a ARTIGO 19 – lançaram um sistema de cadastro colaborativo de vídeos e fotos que tenham flagrado episódios de violência policial em manifestações.

Qualquer pessoa que possua material dessa natureza pode acessar o cadastro aqui.

Outra iniciativa que segue a mesma linha de atuação é o guia “Como Filmar A Violência Policial em Protestos”, uma produção da WITNESS.org e da ARTIGO 19. O guia traz orientações sobre como fazer com que o registro em vídeo de violações ocorridas em manifestações possa servir como provas judiciais contundentes e acelerar processos de responsabilização.

Para baixá-lo, acesse aqui.

Icone de voltar ao topo