CGI.br convida a Sociedade Civil a participar de seu processo eleitoral

Organizações interessadas podem se inscrever até 30 de julho

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), organismo multissetorial de governança da Internet do País, inicia seu quarto processo eleitoral dos representantes da Sociedade Civil para os mandatos do triênio 2014-2016.

O modelo de governança da Internet no Brasil, além de consagrar em sua composição uma participação majoritária e efetiva da Sociedade Civil em suas ações referentes à gestão do crescimento da Internet no País, estabeleceu um processo eleitoral que contempla a representação dos diversos setores envolvidos mais diretamente com a Internet, especialmente no que toca à formulação de suas diretrizes e políticas nacionais.

Desde 2003, compõem o CGI.br 11 (onze) integrantes diretamente eleitos dentre os representantes da Sociedade Civil, sendo 04 (quatro) eleitos pelas organizações do terceiro setor, 04 (quatro) pelo setor empresarial e 03 (três) pela comunidade acadêmica e científica. Além destes, compõem o CGI.br outros 09 (nove) representantes de órgãos de governo e 01 (um) representante de notório saber em assuntos de Internet, conformando um total de 21 integrantes.

O modelo brasileiro, inédito no mundo, implementa assim, a partir de processos diretos de participação, um importante espaço multissetorial de decisão e diálogo na obtenção dos consensos necessários para as recomendações e diretrizes do uso e governança da Internet no Brasil.

Cadastro para as eleições
No processo eleitoral que se iniciou em primeiro de maio, as organizações da Sociedade Civil podem se cadastrar até a data limite de 30 de julho de 2013 para compor o colégio eleitoral do respectivo setor. Todas as orientações, com acesso completo ao Edital de Eleição e ao formulário de cadastro, estão disponíveis em www.cgi.br/eleicao2013/. Após a composição dos diversos colégios eleitorais, será iniciado o prazo para a indicação dos candidatos para as 11 cadeiras da Sociedade Civil. A votação será realizada por meio eletrônico.

O que é o CGI.br? Quais são seus órgãos e atividades?
Criado em 31 de maio de 1995, o CGI.br foi reformulado e ampliado em setembro de 2003 e tem entre seus objetivos, promover a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços de Internet no Brasil, coordenar a atribuição de endereços internet (IPs) e realizar o registro de nomes de domínios sob o ccTLD .br , estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e o desenvolvimento da internet no Brasil, além de coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços Internet.

Para operar e implementar as decisões e os projetos do CGI.br, atendendo inclusive o crescimento da Internet brasileira, foi criada em 2005 a entidade civil, sem fins lucrativos, denominada Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, conhecida pela sigla NIC.br e que opera como ‘braço executivo’ do CGI.br.

Dentre as diversas atividades emanadas do CGI.br, destacam-se os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (www.cgi.br/principios) e a bem sucedida campanha de adoção da gerência da porta 25 que culminou uma série de acordos que objetivaram a redução de envio de spams por redes domésticas.

Postado em

Icone de voltar ao topo