Campanha para a criação de um Plano de Educação em Direitos Humanos do Mercosul

O Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos – IDDH é uma organização não governamental, criada em 2004 em Joinville/SC, cuja missão é promover a educação em direitos humanos na região e no Brasil. Atualmente o IDDH faz parte do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa e do Programa MERCOSUL Social e Participativo.

Em 2012, o IDDH realizou uma pesquisa, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert – FES, para verificar como se dá a participação da sociedade civil nos espaços que tratam sobre temas de direitos humanos no MERCOSUL. Para isso, as reuniões do Programa MERCOSUL Social e Participativo, da Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do MERCOSUL e da Cúpula Social foram acompanhadas. Como fruto desse trabalho, produziu-se um documento chamado “Relatório Direitos Humanos e Participação Social no MERCOSUL – 2012”.

Em 2013, o IDDH decidiu continuar atuando no âmbito do MERCOSUL, mas com uma diferente proposta. Quando da realização da Cúpula Social, a organização coordenou uma mesa de debates sobre educação e direitos humanos para a integração regional. Com isso, surgiu a ideia da necessidade da existência de um Plano Regional de Educação em Direitos Humanos, voltado a todos os Estados da região e que atuasse em sinergia com os diversos Planos Nacionais sobre o tema que alguns Estados já possuem.

Diante disso, o IDDH inicia a Campanha para a elaboração do Plano de Educação em Direitos Humanos do MERCOSUL. Seu objetivo é provocar que os Ministros de Educação e Direitos Humanos dos Estados membros e associados do bloco dialoguem, juntamente com a sociedade civil, a elaboração de um Plano que contemple políticas de educação em direitos humanos importantes para o MERCOSUL.

A Instituição solicita o apoio da sua entidade para dar encaminhamento à Campanha. Para aderir, basta enviar um email para campanha@iddh.org.br manifestando interesse.

Campanha - Plano EDH MERCOSUL

Postado em

Icone de voltar ao topo