A ARTICLE 19 condena expressamente o assassinato do jornalista Walter Lessa de Oliveira, que trabalhava como cinegrafista da TV Assembléia em Alagoas, e pede às autoridades que investiguem o caso imediatamente e punam os responsáveis pelo crime.
No dia 5 de janeiro de 2008, Oliveira esperava um ônibus na periferia de Maceió quando foi baleado com quatro tiros na cabeça. A polícia afirmou à imprensa que um dos principais suspeitos do crime é um traficante de drogas que Oliveira teria filmado recentemente. No entanto, a polícia também considera a possibilidade de um latrocínio. Oliveira foi diretor do Sindicato de Jornalistas do Estado de Alagoas e trabalhou para diversos veículos locais.
A ARTICLE 19 expressa solidariedade com a família e amigos de Oliveira e pede uma investigação imediata do crime, para punir os responsáveis e estabelecer se o assassinato está relacionado com o trabalho do cinegrafista.
Em 2007, um jornalista investigando casos de corrupção e crime organizado foi assassinado no Brasil e dois jornalistas foram baleados possivelmente como resultado do seu trabalho. Devido à falta de um mecanismo nacional de monitoramento dos casos de violência contra jornalistas, a extensão exata do problema pode estar subdimensionada. Jornalistas trabalhando para veículos pequenos no Norte e Nordeste do país parecem enfrentar uma situação particularmente delicada ao cobrir temas como corrupção, grilagem de terra e crimes ambientais. Nos últimos anos,
jornalistas cobrindo tráfico de drogas e crime organizado têm sido vítimas de ameaças e ataques.
MAIS INFORMAÇÕES
- Para mais informações, favor entrar em contato com Paula Martins: paula@article19.org ou 55 11 3057 0042
- A ARTICLE 19 é uma organização de direitos humanos independente que trabalha em diversos países na proteção e promoção da liberdade de expressão e do direito à informação. Seu nome vem do artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que garante a liberdade de expressão.