Equipe

Diretora-executiva 

Paula Martins
Integra a ARTIGO 19 desde a constituição do escritório brasileiro da organização em 2007 no qual coordena o trabalho geral do escritório e o núcleo de acesso à informação. Paula é formada em Direito pela Universidade de São Paulo e possui Mestrado em Advocacia de Interesse Público pela Universidade de Nova York. Antes de integrar a ARTIGO19, trabalhou como pesquisadora para a Human Rights Watch e foi oficial de programas do Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU, em Genebra. Trabalhou como pesquisadora visitante na Federatión Internationale des ligues des Droits de l’Homme (FIDH) e para o European Roma Rights Center (ERRC). No Brasil, Paula trabalhou em pesquisas e ações na área dos direitos humanos em temas como direito a moradia, titulação de terras indígenas e direitos das pessoas portadoras de deficiência, assim como no desenvolvimento de programas de capacitação em direitos humanos em organizações como a Conectas Direitos Humanos.
paula@article19.org


Equipe

Joara Marchezini
Atualmente é Oficial de Projetos da área de Acesso à Informação da Associação ARTIGO 19. Em 2012, concluiu o Máster Europeu em Acción Internacional Humanitaria pela Universidad de Deusto, na Espanha. Possui pós-graduação em Direitos Humanos e Democracia pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Durante a graduação, foi bolsista da FAPESP, pesquisando a proteção internacional dos direitos humanos nos conflitos armados. Recentemente, atuou como consultora independente para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Trabalhou com outras organizações não governamentais, como Fundación Save the Children e Amnistia Internacional Portugal.
joara@article19.org

Mariana Tamari
É uma das oficiais de Projetos da área de Acesso à Informação da Associação ARTIGO 19. Jornalista, trabalha com gerenciamentos de projetos políticos e sociais há mais de 8 anos. Sua principal área de atuação foi os impactos socioambientais causados por corporações transnacionais e obras de infraestrutura na América Latina. Tem também acompanhado projetos em direitos humanos, direitos das mulheres e conflitos territoriais. Já trabalhou de repórter em veículos como a Reuters e Folha de São Paulo.
mariana@article19.org

Bárbara Paes
É assistente de projetos na área de Acesso à Informação na ARTIGO 19 e atua especificamente com os projetos relacionados a gênero e direito à informação. Graduanda em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo. Realizou intercâmbio acadêmico na Faculdade de Direito da Université de Rennes I, onde estudou sistemas jurídicos europeus. Também é co-criadora do Projeto Minas Programam, que tem o objetivo de aumentar a participação de mulheres no mercado de Tecnologia da Informação.
barbara@article19.org

Regina Marques
Trabalha na área administrativa da ARTIGO 19. Anteriormente trabalhou como Secretária Executiva em grandes empresas e instituições.
regina@article19.org

Yumna Ghani
Atua na área administrativa da ARTIGO 19. Formada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP), possui experiência em ferramentas de gestão e em projetos sociais. Já atuou na Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual, Secretaria de Estado da Cultura e no Instituto Pólis, onde contribuiu para a realização do projeto Litoral Sustentável.
yumna@article19.org

Camila Marques
Camila Marques é advogada e coordenadora do Centro de Referência Legal em Liberdade de Expressão e Acesso à Informação da ARTIGO 19. Formou-se na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), cursou um semestre como ouvinte na disciplina de Direito Internacional na Ludwig-Maximilians-Universität München (Alemanha) e atualmente é Conselheira Consultiva da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
camila@article19.org

Karina Quintanilha
Advogada do Centro de Referência Legal em Liberdade de Expressão e Acesso à Informação da ARTIGO 19. Formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Academicamente, cursou um semestre de Teoria Política, Ética Aplicada e Direito Penal – a mulher como vítima de delitos na Universidad de Salamanca, Espanha. Foi bolsista em iniciação científica pela FUNDASP tendo como área de interesse a relação entre os meios de comunicação, especialmente a radiodifusão, com a democracia no Brasil. Apresentou artigo no II Seminário de Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais na Universidade Federal de Goiás, publicado nos anais do seminário.
karina@article19.org

Pedro Eurico de Souza Cruz Teixeira
Atua no Centro de Referência Legal da ARTIGO 19. Bacharel em direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Universidade de São Paulo (USP).
pedro@article19.org

João Ricardo Penteado
Atua na área de comunicação da ARTIGO 19. Formado no curso de Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), tem experiência como redator web e analista de mídia. Já trabalhou para o UOL e colaborou com os sites da Carta Capital e do Opera Mundi. Tem ainda experiência na área de direitos humanos.
joao@article19.org

Rosimeyri Carminati
Atualmente trabalha como assistente financeira da ARTIGO 19. Tem vasta experiência na área de Planejamento estratégico e controle, e é Formada pela Universidade Bandeirantes em Gestão Financeira e Negócios. Trabalhou anteriormente como Assistente administrativa/financeira na Conectas Direitos Humanos.
Rosimeyri@article19.org

Laura Tresca
Mestra em Comunicação Social e jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Cientista social pela Universidade de São Paulo (USP). Academicamente, estuda políticas públicas municipais de comunicação. Foi professora substituta da Universidade de Brasília (UnB), lecionando as disciplinas Jornalismo Político, Técnicas de Jornalismo e Oficina de texto. Foi pesquisadora no estudo sobre celulares e desenvolvimento socioeconômico na América Latina, em parceria com a Universidade Aberta da Catalunha. Atuou em consultoria sobre indicadores do direito à comunicação. Como jornalista, produziu conteúdos para webrádio (cultura), publicações (infância e política), revistas (políticas públicas), sites (institucionais e de inclusão digital), boletim eletrônico (inclusão digital) e blog (política). Atuou também nas periferias da grande São Paulo como educadora popular na área de economia solidária, membro da Pastoral da Juventude e estudante participante do projeto de extensão universitária Carapuruhy. Recentemente, foi consultora especialista em ambientes digitais e coordenadora de comunicação da rede Casa Brasil do Governo Federal. Atualmente, é oficial do Programa de Liberdade de Expressão da ARTIGO 19.
laura@article19.org

Luiz Alberto Perin Filho
Atua na área de Direitos Digitais da ARTIGO 19. É formado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP) e tem experiência prévia no terceiro setor. Tem interesse e estuda a área de internet e suas regulações, políticas públicas e as implicações nos direitos humanos.
luiz@article19.org

Julia Lima
Trabalha na área de pesquisa e análise do Programa de Liberdade de Expressão da ARTIGO 19. Formada em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo. Cursou um semestre de Ciências Políticas e Comunicação na Universidade Complutense de Madrid onde desenvolveu uma pesquisa sobre o Movimento 15M espanhol. Já trabalhou na área de sustentabilidade e atuou como educadora e responsável de comunicação no Projeto Redigir, um projeto de extensão universitária da USP de educação e cidadania.
julia@article19.org

Thiago Firbida
Atualmente compõe a equipe de Liberdade de Expressão da ARTIGO 19, atuando no Programa de Proteção a Comunicadores e Defensores de Direitos Humanos. Cursou Relações Internacionais (USP) e cursa o Bacharelado em Ciências Sociais (USP). Já trabalhou em outras organizações da sociedade civil, como o Instituto Paulo Freire, e tem experiência na temática de Educação Popular para os Direitos Humanos, sendo um dos fundadores do coletivo de educação popular “Educar para o Mundo”. Também foi um dos fundadores do grupo de pesquisa IDEJUST, que reúne pesquisadores e militantes da área de Justiça de Transição e do processo de democratização no Brasil. Já fez parte da equipe de Direito à Informação da ARTIGO 19.
thiago@article19.org

 

Estagiários/as

Roberto Batista – Estudante de Design da FMU
roberto@article19.org

Luiz Alberto – Estudante de Relações Internacionais na USP
luiz@article19.org

Alessandra Alves – Estudante de Jornalismo da USP
alessandra@article19.org

Dennys – Estudante da Faculdade da USP
dennys@article19.org

Henrique Góes – Estudante de Jornalismo da USP
henrique@article19.org

Mariana Rielli – Estudante de Direito da USP
rielli@article19.org

Postado em

Icone de voltar ao topo