Conheça os trabalhos da ARTIGO 19 no tema “água”

Guia que visa fomentar o uso dos dispositivos de acesso à informação e de participação social nos temas relacionados a água e saneamento.

Baixe o guia

Águas Turvas Site

“Águas turvas, informações opacas: uma análise sobre a transparência dos programas de despoluição da Baía de Guanabara” 

Relatório que analisa os níveis de transparência dos dois programas governamentais criados para despoluir a Baía de Guanabara, localizada no Rio de Janeiro, e escolhida como palco para as competições de vela dos Jogos Olímpicos 2016.

Baixe o relatório

Baixe o sumário-executivo

 


 

 

Banner 27-6 Cantareira

“O Sistema Cantareira e a Crise da Água em São Paulo – falta de transparência, um problema que persiste”

Relatório que analisa os níveis de transparência dos órgãos responsáveis pela crise hídrica na região de São Paulo com base em dados coletados no final de 2015 e início de 2016. O trabalho é uma continuação do estudo “Sistema Cantareira e a Crise da Água em São Paulo – a falta de transparência no acesso à informação”, lançado em 2014.

Baixe o relatório

Baixe o sumário executivo


imagem-site-agua

“Transparência na Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil”

Estudo que analisa os níveis de transparência na gestão dos recursos hídricos nos 27 entes federativos do Brasil com base nas informações disponíveis nas páginas eletrônicas de órgãos gestores em 2015.

Baixe o estudo

 


A-Seca-e-o-Silêncio-1024x576

“A Seca e o Silêncio – relatos sobre a escassez de informação e água no Sudeste brasileiro”

Minidocumentário que aborda a falta de transparência na gestão da crise hídrica que afetou os estados de São Paulo e o Rio de Janeiro em 2014 e 2015. O filme, de quase 12 minutos, ouve especialistas, ativistas, representantes da sociedade civil e moradores afetados pela falta da água que compartilham visões e relatos sobre a crise.

Assista ao filme

 


 

Cantareira 2014

“Sistema Cantareira e a Crise da Água em São Paulo – a falta de transparência no acesso à informação”

Relatório que busca avaliar o grau de transparência dos órgãos públicos envolvidos na gestão da crise hídrica que assola o estado de São Paulo. A publicação traz uma ordem cronológica dos principais fatos relacionados à crise hídrica desde 2003, avalia o grau de acesso à informação dos órgãos públicos envolvidos, e ainda aponta quais as principais informações que não foram tornadas públicas durante a gestão da crise, entre outros pontos.

Baixa o relatório

 


 

Principio Liberdade de Expressão e Saneamento

“Princípios da Liberdade de expressão e o direito à água e ao saneamento”

Documento formulado por especialistas e ativistas de todo o mundo que apresenta princípios sobre como a liberdade de expressão e de informação pode ajudar a garantir o direito à água e ao saneamento. O conteúdo foi elaborado por especialistas e ativistas de todo o mundo com base em projetos realizados em diversos países.

Baixe o documento

 


 

Cartilha Direito à Água e Acesso à Informação

“Acesso à Informação e Direito à Água nas Comunidades Rurais do Semiárido”

Cartilha elaborada em parceria com o “Sabiá – Centro de Desenvolvimento Agroecológico” para divulgar a Lei de Acesso à Informação como um meio para fortalecer a luta pela água na região do semiárido brasileiro.

Baixe a cartilha

 


 

 

“Chovendo Informação” (site)

Site que reúne dados e materiais sobre o acesso à informação e o direito à água no contexto das comunidades rurais do semiárido brasileiro.

Conheça o site

 


 

 

Chovendo Informação - Doc

“Chovendo Informação” (minidocumentário)

Minidocumentário que discute a importância do acesso à informação e o direito à água no contexto das comunidades rurais do semiárido brasileiro.

Assista ao minidocumentário

 


 

 

Cordel Acesso a Informação

Cordel “Acesso à Informação”

Cordel em formato de animação que versa sobre a importância do acesso à informação para a efetivação do direito à água no contexto do semiárido brasileiro

Assista à animação

Postado em

Icone de voltar ao topo