Ameaças na rede

As velhas violações à liberdade de expressão continuam a atingir os comunicadores, como a violência contra indivíduos. O que foi durante muito tempo tradicionalmente associado ao exercício do jornalismo agora também se estende a profi ssionais que elegem a internet como principal via de manifestação e expressão, como blogueiros, donos ou editores de sites e usuários de internet. Nestes casos, são notáveis os indícios de que essas violações têm o potencial de se intensificarem contra estes comunicadores, que geralmente são indivíduos que atuam em caráter individual, sem o respaldo de grandes veículos de comunicação por trás.

Em 2011, houve uma morte e pelo menos três tentativas de assassinato vinculadas a conteúdos publicados em blogs. Foram casos de restrição da liberdade de expressão de amplo conhecimento público naquele ano. Motivada por esta amostra de como a liberdade de expressão na internet vinha sendo violada em 2011, a ARTIGO 19 realizou, a partir do seu programa de monitoramento, o registro completo dos casos mais graves à liberdade de expressão online no ano de 2012.

No ano de 2012, a ARTIGO 19 registrou três homicídios, três tentativas de assassinato e 10 ameaças de morte contra comunicadores que difundiram informações, ideias e opiniões através da internet. No total, foram 16 ocorrências graves. Conheça o relatório completo:

violações

Nenhuma comentário