Site permite fazer pedidos de informação ao governo sem revelar a identidade

Fonte: Estadão

Uma das maiores dificuldades dos jornalistas e pesquisadores em obter dados públicos é a obrigatoriedade de ter de apresentar a própria identidade

Fazer pedidos de informações públicas ao governo sem precisar se identificar. É essa a proposta do Queremos Saber, site lançado nesta segunda-feira, 5, pela Open Knowledge Brasil.

Uma das maiores dificuldades dos jornalistas e pesquisadores em obter dados públicos é a obrigatoriedade de ter de apresentar a própria identidade, já que frequentemente isso serve de alerta a servidores que queiram dificultar o acesso a essas informações. É o que apontam estudos recentes sobre o uso da Lei de Acesso à Informação, como o Identidade Revelada, da ONG Artigo 19.

Em agosto, reportagem do Estado antecipou que a Controladoria-Geral da União (CGU) estuda uma medida, que deve ser implementada até o fim do ano, de anonimizar pedidos de informação. Mas a mudança só vale para órgãos ligados ao governo federal.

Leia na íntegra: https://politica.estadao.com.br/blogs/publicos/site-permite-fazer-pedidos-de-informacao-sem-revelar-a-identidade/

Icone de voltar ao topo