Cláudio Abramo: morre em São Paulo referência do jornalismo de dados

Faleceu na noite de ontem (12), em São Paulo, o jornalista Cláudio Weber Abramo, 72,  um dos maiores especialistas em combate à corrupção do país e fundador da ONG Transparência Brasil, entidade que atua para promover o acesso à informação e oferecer ferramentas de monitoramento de instituições públicas para a sociedade.

O jornalista era uma das principais referências em  jornalismo de dados, no combate à corrupção e na luta pela integridade das instituições públicas. Abramo era também bacharel em matemática pela USP e mestre em filosofia da ciência pela Unicamp. Trabalhou na editoria de economia do jornal Folha de São Paulo e foi editor-executivo da Gazeta Mercantil, entre outros.

A maior parte da sua carreira foi dedicada a ampliar a transparência e o acesso aos dados públicos, tendo papel determinante na criação de projetos de bancos de dados e informações públicas. Um dos seus primeiros projetos foi o “Às Claras”, plataforma que reúne gastos nas eleições. Também auxiliou na elaboração da plataforma “Excelências”, projeto da Transparência Brasil que apresenta o histórico de parlamentares brasileiros, incluindo informações como bens, processos e atividades realizadas.

A ARTIGO 19 se solidariza com os familiares e amigos pela perda do jornalista e lamenta profundamente sua morte. Nossa organização valoriza a contribuição que Cláudio Abramo proporcionou, ao longo de sua vida, para democratizar o acesso à informação pública como direito de todos e todas.

Foto: Alice Vergueiro/ ABRAJI 

 

Icone de voltar ao topo