Aviso de coletiva – A situação do direito de protesto nos 5 anos de junho de 2013

Na próxima segunda-feira (11), a ARTIGO 19, a Defensoria Pública de São Paulo e o fotógrafo Sérgio Silva realizam uma coletiva de imprensa para comentar sobre os desdobramentos dos multitudinários protestos de junho de 2013, que completam cinco anos neste mês. O evento acontece a partir das 10h, no auditório da sede da Defensoria Pública, que fica na rua Boa Vista, 200, Centro, São Paulo.

Camila Marques, advogada e coordenadora do Centro de Referência Legal da ARTIGO 19, irá falar sobre as medidas adotadas pelo Estado brasileiro para sufocar o exercício do direito de protesto nos últimos anos, com foco em duas frentes: a sofisticação de mecanismos de criminalização e repressão de protestos, e a intensificação da articulação entre órgãos do Executivo, Legislativo e do Sistema de Justiça para esse fim.

Já o defensor público Rafael Lessa abordará a Ação Civil Pública que pede a regulamentação do uso da força policial em protestos em São Paulo bem como a situação do Recurso Extraordinário no Supremo Tribunal Federal que visa julgar como deve se dar o aviso prévio previsto na Constituição para que manifestações ocorram.

Por sua vez, Sérgio Silva falará sobre o contexto da violência policial em manifestações além da decisão judicial que negou direito à indenização por conta do ferimento que sofreu na manifestação do dia 13 de junho de 2013, em São Paulo. Na data, o comunicador foi atingido no rosto por uma bala de borracha disparada por um policial enquanto realizava a cobertura fotográfica do protesto, o que levou à perda de seu olho esquerdo

No evento também será lançado o infográfico “5 anos de junho de 2013”, elaborado pela ARTIGO 19.

Para participar da coletiva da imprensa, é necessário preencher este formulário.

SERVIÇO

Evento: Coletiva de imprensa sobre os 5 anos dos protestos de junho de 2013
Data: 11/06
Horário: 10h
Local: Auditório da sede da Defensoria Pública de São Paulo
Endereço: rua Boa Vista, 200, Centro, São Paulo.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Icone de voltar ao topo