ARTIGO 19 lança revista que discute temas relativos à liberdade de expressão e informação na atualidade

Já está disponível para acesso a revista “Desafios à liberdade de expressão no século 21”, lançada para celebrar uma década do escritório da ARTIGO 19 em solo brasileiro. A publicação reúne dez artigos com reflexões acerca dos principais temas da atualidade relativos ao exercício do direito à liberdade de expressão e informação.

Baixe a revista

Os textos abordam questões como o papel dos algoritmos na distribuição de informações na internet, a articulação em rede de grupos sociais historicamente marginalizados e o fenômeno da desinformação – que vem sendo impulsionado pela disseminação de “notícias falsas”, também conhecidas como “fake news”.

Os artigos foram escritos por diferentes especialistas, sendo que sete deles foram convidados diretamente pela ARTIGO 19. Já os outros três foram selecionados após uma chamada pública que contou com dezenas de postulantes.

Para Paula Martins, diretora-executiva da ARTIGO 19, a publicação deve servir como um importante subsídio para as discussões mais recentes relativas ao direito à liberdade de expressão e informação.

“Escritos por especialistas em suas respectivas áreas, os artigos expõem os principais desafios e potencialidades que as novas tecnologias da informação têm colocado para a sociedade, além de tocar em questões não tão novas porém ainda relevantes, como a radiodifusão e o direito autoral. Estamos oferecendo ao público um material de qualidade para o debate em torno do nosso tema de trabalho: a liberdade de expressão e informação”, afirma.

Durante todo o processo de elaboração da publicação, tivemos como norte o englobamento dos temas mais candentes que dizem respeito à liberdade de expressão e informação nos dias atuais. Diante do resultado final, acreditamos que cumprimos bem esse propósito.

Icone de voltar ao topo