Em momento de tensão nacional, direito à manifestação deve ser respeitado

Autoridades de segurança pública devem garantir direito à manifestação e segurança de manifestantes

notaProtestos6

O agravamento da crise política em Brasília começa a se refletir de forma mais contundente nas ruas do país. Milhares de pessoas têm expressado opiniões diversas e divergentes por meio de manifestações públicas em várias cidades.

Diante dessa crescente onda de manifestações, em um ambiente que tem se mostrado polarizado, a ARTIGO 19 vem a público pedir às autoridades de segurança pública que não meçam esforços no sentido de garantir o direito à manifestação e de zelar pela total segurança de todos os manifestantes.

Tendo em vista os casos de violência relatados nas últimas semanas, as circunstâncias atuais exigem toda a responsabilidade das forças de segurança em agir de forma ponderada, prevenindo confrontos entre grupos dissidentes.

O atual clima político conturbado do país, que já não se restringe mais somente ao ambiente institucional, requer toda a atenção necessária do poder público para prevenir que violações em massa ocorram. É exatamente nesses momentos que o respeito ao direito à liberdade de expressão é colocado à prova. Esperamos que ele prevaleça.

Icone de voltar ao topo