Questão de gênero e acesso à informação

generosite

No Dia Internacional da Mulher, celebrado neste dia 8 de março, a ARTIGO 19 põe no ar uma página com conteúdo sobre os dados relativos à violência contra a mulher no Brasil.

Intitulada “Gênero”, a página disponibiliza o relatório “Violência Contra a Mulher no Brasil – acesso à informação e políticas públicas”, que traz um levantamento das fontes de informação sobre a questão no país.

Também está disponível um cordel produzido pela escritora Jarid Arraes, sob o título “Informação Contra o Machismo”, com versos e estrofes que tratam da opressão contra as mulheres e qual o papel da informação nessa realidade.

Outras informações que quem acessar a página pode encontrar dizem respeito às atividades da ARTIGO 19 sobre o assunto, um passo-a-passo sobre como pedir informação a órgãos públicos, um espaço para comentários, além de uma linha do tempo com o registro dos principais eventos ligados à violência contra mulher e acesso à informação.

“A publicação desse conteúdo é de extrema importância para nós, pois compila todo o trabalho que estamos fazendo na área, e ainda destaca a importância do acesso à informação pública como mais um recurso no combate à violência contra a mulher”, afirma Joara Marchezini, oficial de Acesso à Informação da ARTIGO 19.

Ela acrescenta: “Trata-se um trabalho que estamos começando e que também sinaliza nosso desejo de nos inserirmos e de contribuir no debate tocado pelas demais organizações que trabalham com tema”.

A página está alocado dentro do site Temáticos, que compõe o Portal Livre Acesso. Além da questão de gênero, o site também disponibiliza conteúdo que relaciona o direito ao acesso à informação com outras áreas, como educação, meio ambiente, água, moradia e saúde.

Icone de voltar ao topo