Perguntas e Respostas


De onde vem o nome “ARTIGO 19”?

Vem do artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU em 1948. Ele diz o seguinte:

Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independente de fronteiras.

 

O que a ARTIGO 19 faz exatamente?

A ARTIGO 19 é uma organização que atua na defesa e promoção dos direitos à liberdade de expressão e de acesso à informação. Para isso, organiza campanhas, prepara oficinas, publica relatórios, participa de articulações políticas, realiza litígios estratégicos, acompanha processos legislativos, entre várias outras ações, sempre no sentido de pressionar o poder público a garantir o direito das pessoas de se expressarem livremente e de terem acesso a informações públicas. Para saber mais, visite a página “Missão”.

 

Como a ARTIGO 19 se financia?

Por meio de projetos oferecidos por agências nacionais e internacionais de financiamento e cooperação em projetos sociais. Para saber mais, visite a página “Transparência”.

 

Fui vítima de um processo judicial por conta de uma questão relacionada à liberdade de expressão. A ARTIGO 19 pode me defender?

A ARTIGO 19, como regra, não faz a defesa jurídica de pessoas nem de organizações em um processo legal, com pouquíssimas exceções. No entanto, oferecemos apoio jurídico de diversas formas; discutindo estratégias, fornecendo materiais, elaborando amicus curiae, entre outros.

Quero trabalhar na ARTIGO 19. Como faço?

Fique atento à seção “Vagas” e também ao nosso perfil de Facebook, pois são os lugares onde sempre anunciamos novas vagas de trabalho na organização.