Tentativa de assassinato de blogueiro em Pernambuco

ALERTA-site

No dia 17 de Junho, o blogueiro Ed Soares voltava para sua residência, no município de Barreiros em Pernambuco, quando foi abordado por dois homens, munidos de um cassetete e uma arma de fogo. Após ser golpeado na cabeça por duas vezes, Soares foi atingido por dois tiros nas suas pernas.

Conhecido por escrever matérias de fiscalização e crítica ao poder público local,  Soares tem um histórico de ameaças. “Já recebi ameaças por mensagens no celular, ligações confidenciais e redes sociais e já fui processado algumas vezes”, relata o blogueiro, que afirma ter sofrido tentativa de assassinato.

Quatro dia antes do atentado, Soares diz ter recebido mensagens com ameaças enviadas por um perfil falso no Facebook. “Esse perfil me manda mensagens há algum tempo dizendo que era para eu tomar cuidado ao andar na rua”, afirmou o blogueiro  à ARTIGO 19.

A organização contatou o delegado Flávio Sorolla, titular da delegacia de Barreiros e responsável pelo caso, que informou que o inquérito foi instaurado como tentativa de assassinato e a investigação já está em curso.

Por isso, a ARTIGO 19 vem publicamente solicitar rigor e celeridade nas investigações do caso e que se priorize o exercício profissional do blogueiro como linha investigativa para motivação do crime. Além disso, é importante salientar a possibilidade de autoridades locais estarem envolvidas com o ataque ao blogueiro e lembrar que mesmo nos casos em que as autoridades responsáveis pelas investigações não estejam diretamente envolvidas, poderes locais têm os recursos e a proximidade necessários para dificultar o curso comum da investigação. Neste sentido, é importante avaliar a necessidade do envolvimento de autoridades de fora da região nas investigações.

Segundo monitoramento feito pela ARTIGO 19, 11 blogueiros já foram vítimas de graves violações, entre elas ameaças de morte, tentativas de assassinato e homicídios, desde 2012. Esse perfil de comunicador exerce papel fundamental de informar a sociedade e ampliar os paradigmas da comunicação, já que podem apurar e divulgar informações de maneira independente dos interesses de veículos corporativos estabelecidos.

Ao mesmo tempo, por não estarem vinculados a veículos tradicionais, esses profissionais estão especialmente vulneráveis por não ter o respaldo institucional que esses meios de comunicação podem oferecer. Diretores da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE) estão acompanhando o caso e estiveram reunidos com representantes do Governo do Estado para solicitar empenho da Polícia Civil na elucidação do atentado.

Ed Soares já se recupera da lesão em casa, mas colegas e familiares têm orientado o blogueiro a deixar a cidade. A ARTIGO 19 enfatiza que é dever do Estado proteger a vida do profissional até que o caso seja elucidado e os responsáveis pela tentativa de assassinato devidamente processados e julgados. Somente com a sua segurança garantida, Soares poderá continuar exercendo sua profissão de busca, obtenção e difusão de informações.

Icone de voltar ao topo