Prêmio Vladimir Herzog reúne ganhadores para roda de conversa

No dia 31 de outubro, terça-feira, das 14 às 18h, acontecerá no teatro Tucarena, da PUC-SP, a 6ª Roda de Conversa do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. A premiação, que existe desde 1979,  reconhece o trabalho de jornalistas que colaboram na defesa e promoção da Democracia, da Cidadania e dos Direitos Humanos e Sociais. Atualmente em sua 39ª edição, o prêmio vem nos últimos cinco anos realizando tardes de debates entre os vencedores, nas quais eles têm a oportunidade de expor e discutir os processos de elaboração de pautas e apuração dos conteúdos jornalísticos.

A entrada é gratuita,  e logo em seguida — a partir das 20h — haverá a cerimônia de entrega dos prêmios. Os vencedores, cuja lista já foi publicada no portal do Instituto Vladimir Herzog, foram escolhidos entre 634 trabalhos enviados por jornalistas, artistas e repórteres fotográficos de todo o país, quantidade recorde de inscritos.

Vladimir Herzog foi jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, assassinado em 1975 pela ditadura civil-militar brasileira. A versão oficial apresentada pelo II Exército na época era de que ele, na verdade, havia se suicidado, o que foi reforçado por um relatório emitido pela política técnica de São Paulo e por diversas fotos que rapidamente se propagaram, mostrando o jornalista enforcado amarrado a uma janela.

Desde sua morte, Herzog se tornou um símbolo na luta pelos direitos humanos e pela liberdade de expressão, e apenas no ano de 2013 a família de Herzog recebeu novo atestado de óbito declarando seu assassinato por lesões e maus tratos. Atualmente, o caso encontra-se em julgamento na Corte Interamericana de Direitos Humanos.

A Roda de Conversa nasceu por iniciativa do Instituto Vladimir Herzog e é coordenada pelo jornalista Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ e coordenador do projeto Repórter do Futuro. A mediação será feita pelos jornalistas Angelina Nunes, Paulo Oliveira e Aldo Quiroga. A Escola de Comunicações e Artes da USP é também uma das instituições responsáveis pela organização do prêmio, atualmente representada pelo professor Vitor Blotta.

Haverá transmissão on-line da entrega do prêmio pelo site www.tvpuc.com.br.

Serviço:

Evento: 6ª Roda de Conversa com os ganhadores do Prêmio Vladimir Herzog
Data: 31 de outubro (terça-feira)
Horário: das 14h às 18h
Local: Tucarena (anexo ao TUCA) R. Monte Alegre, 1024 – Perdizes, São Paulo – SP

Organização:

OBORÉ Projetos Especiais

Federação dos Professores do Estado de São Paulo – FEPESP

 

Postado em

Icone de voltar ao topo