Reunião do Princípio 10 no Brasil: Santa Lúcia e México vencem concurso de vídeo ambiental

A animação criativa intitulada “O que é o Princípio 10?”, feita por Ted Sandiford, de Santa Lucia, foi a primeira colocada no concurso de vídeo e animação “Nosso Ambiente, Nossas Vozes”. Enquanto isso, Luis Vera, do México, ficou na segunda posição com um vídeo chamado “Nós salvamos o rio Cocospera”. Os vencedores do concurso foram anunciados na segunda-feira (20), em Brasília, durante a 6ª Reunião do Comitê de Negociação do Acordo Regional sobre Acesso à Informação, Participação e Justiça Ambiental na América Latina e no Caribe.

No total, cinco vídeos foram enviados para avaliação, vindos de Santa Lucia, México, Argentina, Trinidad e Tobago e Barbados. Todos podem ser vistos aqui.

O concurso foi lançado pelo Regional Environmental Center (REC) em outubro de 2016 como parte do projeto “Construindo Pontes Entre as Regiões – Cooperação inter-regional para a aplicação do Princípio 10 da Declaração do Rio e do Artigo 6 da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática na região do Caribe”. O REC, em colaboração com representantes do público eleitos para o Princípio 10, desafiou as pessoas da América Latina e do Caribe a usarem a criatividade para representar, em um vídeo ou animação de três minutos, a importância dos direitos de acesso a questões ambientais na região.

Ted Sandiford, que ganhou a primeira colocação, ficou entusiasmado com a notícia. “Estou muito feliz em saber que ganhei, pois a disputa foi dura e as outras apresentações foram todas de excelente qualidade. Escolhi fazer uma animação porque estou me especializando nessa área e notei que animações têm o poder de captar a atenção tanto dos adultos quanto dos jovens. A intenção deste vídeo, bem como das outras apresentações, é fazer com que as pessoas saibam que elas têm voz a respeito do que acontece no meio ambiente ao seu redor. A educação tem o poder de fazer mudanças reais e temos que ser educados sobre o meio ambiente, porque ele pertence a nós”.

Luis Vera, do México, também comentou sobre a premiação. “Fiquei surpreso ao saber que era o segundo colocado. Não esperava depois de ver o ótimo trabalho dos outros participantes. Filmei usando um drone porque pensei que seria a melhor maneira de mostrar o cenário completo desta bela paisagem no noroeste do México. Depois de postar o vídeo, muitas organizações da sociedade civil nos ajudaram a compartilhar o material em redes sociais, por e-mail e para a imprensa local. É importante compartilhar histórias como esta para que possamos proteger nosso meio ambiente”.

Os organizadores agradecem ao Ministério do Meio Ambiente, Terra e Mar da Itália pela concessão dos prêmios de 1º lugar, no valor de US$800, e do 2º lugar, no valor de US$400, em vouchers de uma loja eletrônica. Agradecem também aos juízes que auxiliaram na avaliação das inscrições, que foram: Danielle Andrade-Goffe, advogada e representante eleita pelo público (Jamaica); Carole Excell, diretora doEnvironmental Democracy Practice, World Resources Institute”; Henrique Góes e Barbara Paes, membros da equipe de Acesso à Informação da ARTIGO 19; e Zsolt Bauer, chefe de Comunicações e da Regional Environment Center.

Postado em

Icone de voltar ao topo