Seminário discute a criminalização de defensores de direitos humanos no Brasil

seminario-fronteiras-de-luta

Com o objetivo de debater os desafios na luta pelos direitos humanos no Brasil e denunciar as recorrentes ameaças a ativistas que militam na causa, o Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos organiza, no próximo dia 23, a partir das 14h, o seminário “Fronteiras de Luta”. O evento ocorre no Auditório Joaquim Nabuco, da Faculdade de Direito da UnB (Universidade de Brasília), e é aberto a todas as pessoas.

Participarão do seminário movimentos sociais, parlamentares e ativistas de direitos humanos. Entre os convidados para compor as mesas de debate, estão representantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), do Movimento pela Soberania Popular na Mineração, da Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e dos estudantes secundaristas de São Paulo. Também estarão presentes o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) e a liderança indígena Cacique Babau Tupinambá.

Além de prover uma análise da conjuntura atual, o evento pretende também evidenciar a criminalização e perseguição aos movimentos sociais, o uso cada vez mais ostensivo da força policial para conter protestos populares e o papel das organizações e ativistas na luta pelos direitos humanos no Brasil. No evento, serão apresentados números, denúncias e relatórios que comprovam a gravidade do atual momento de perseguição a defensoras e defensores dos direitos humanos.

Somente em 2016, inúmeras ameaças a defensoras e defensores dos direitos humanos foram registradas no Brasil, contabilizando 55 assassinatos em todo o país. Diante da gravidade deste cenário, o assunto já foi objeto de informes e denúncias à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

SERVIÇO

Evento: Seminário “Fronteiras de Luta”
Data: 23/09 (quarta-feira)
Horário: A partir das 14h
Local: Auditório Joaquim Nabuco, da Faculdade de Direito da UnB
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília

PROGRAMAÇÃO

14h: Mesa “A situação dos Direitos Humanos no Brasil”
Roberta Traspadini (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Heiza Maria Dias (Movimento Pela Soberania Popular na Mineração)
Natália Szermeta (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto)
José Geraldo de Souza Junior (Universidade de Brasília)

19h: Mesa “Fortalecer a luta pelos Direitos Humanos em tempos de retrocesso”
Jean Wyllys (deputado federal pelo PSOL-RJ)
Lenir Correia (Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia)
Lilith Passos (estudante secundarista de São Paulo)
Valdir Misnerovicz (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)
Beatriz Vargas (Universidade de Brasília)
Cacique Babau (Povo Tupinambá de Olivença-BA)

Icone de voltar ao topo