#ALERTA – Apresentador de rádio comunitária é assassinado na Bahia

radialista-ba-assassinado

No último domingo (16), mais um comunicador foi vítima de homicídio no Brasil, o quinto registrado em 2016. Jairo de Oliveira Silva, de 54 anos, que apresentava programas na rádio comunitária Vorgel FM, de Salvador (BA), foi assassinado em sua residência com dois tiros na cabeça.

Vizinhos relataram que às 3h da manhã ouviram disparos e viram dois sujeitos que portavam máscaras e roupas pretas saindo da casa de Jairo e entrando em um veículo em que dois outros homens aguardavam. Segundo familiares, a casa foi revirada, mas só um celular da rádio foi levado.

Em contato com a ARTIGO 19, a assessoria de comunicação da Polícia Civil da Bahia informou que seria prematuro especular sobre detalhes do caso e sua linha investigativa, pois o trabalho de coleta de informações sobre o crime ainda estaria em estágio inicial.

O modo como a morte de Jairo ocorreu, porém, levanta a suspeita de que se trata de um crime encomendado, característica bastante comum nos assassinatos de comunicadores, que costumam ocorrer em locais frequentados pelas vítimas e ser executados por pistoleiros.

Para a ARTIGO 19, em casos de crimes contra comunicadores, é fundamental que a linha prioritária de investigação leve em consideração a profissão da vítima. Desde 2012, ao menos 25 comunicadores foram assassinados no Brasil por motivos relacionados ao exercício da liberdade de expressão. Tais números indicam que a morte de Jairo também pode ter sido de mesma natureza.

A ARTIGO 19 clama às autoridades para que realizem as investigações sobre o caso de Jairo de maneira célere, levando em conta o fato de a vítima exercer a atividade de comunicador, e visando dar uma resposta adequada aos familiares e à sociedade.

Foto: Reprodução / Facebook

Postado em

Icone de voltar ao topo