Debate de lançamento do estudo “Transparência na Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil”

gestao-hidrica-site

No próximo dia 27, a partir das 9h30, no IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo), acontece o debate de lançamento do estudo “Transparência na Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil”. O trabalho analisa o nível de transparência de órgãos públicos responsáveis pela gestão da água dos 27 entes federativos do país.

O evento pretende apresentar os resultados do estudo e discutir com representantes de organizações da sociedade civil, da mídia e da academia os desafios e possíveis ações que levem ao fortalecimento das práticas de transparência no contexto da gestão dos recursos hídricos.

Na lista dos expositores estão Vanessa Empinotti, do GovAmb/USP (Grupo de Acompanhamento e Estudos em Governança Socioambiental) e da UFABC (Universidade Federal do ABC); Klaus Frey, da UFABC; Eduardo Geraque, jornalista da Folha de São Paulo; Marussia Whately, da Aliança pela Água; e Mariana Tamari, da ARTIGO 19.

Entre as conclusões, o estudo aponta que Minas Gerais, São Paulo e Goiás são os três estados mais transparentes na gestão de seus recursos hídricos. Já Maranhão, Amapá e Piauí são os menos. Nenhum estado, porém, apresenta níveis satisfatórios de transparência.

Além disso, em comparação aos resultados obtidos em estudo de mesma metodologia realizado em 2013, a maioria dos estados (16) registrou queda no índice, e apenas nove apresentaram pequena melhora

O estudo “Transparência na Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil” é de autoria de integrantes da ARTIGO 19 e do GovAmb.

 

SERVIÇO

Evento: Lançamento do estudo “Transparência na Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil”
Quando: 27/04
Horário: 9h30
Local: Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados da USP
Endereço: rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo

Icone de voltar ao topo