ARTIGO 19 participará do seminário “Rádios Comunitárias para todos os povos” em Belém-PA

Preocupadas com o direito humano à comunicação das comunidades indígenas, comunidades tradicionais e áreas rurais do país, a Associação Mundial de Rádios Comunitárias –AMARC Brasil em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), desenvolvem o seminário “Rádios Comunitárias para todos os povos” dia 29 de agosto, no Auditório Setorial Básico 2, da UFPA, no bairro do Guamá, em Belém, das 9h às 18h. O evento é aberto ao público, e não é necessário realizar uma inscrição prévia para poder participar.

O seminário foi elaborado levando em consideração que dentre as 4.800 rádios comunitárias autorizadas pelo Ministério das Comunicações, apenas uma delas está sediada em Terra Indígena, 32 em zonas rurais, duas em assentamentos rurais e nenhuma em comunidade quilombola. Desta maneira, a programação do seminário busca discutir possíveis articulações que visem a garantia do pleno acesso aos meios de comunicação para todos. Organizações da sociedade civil, representantes do Ministério das Comunicações e do Ministério da Cultura irão discutir as atuais políticas públicas que permeiam principalmente a regulação da radiodifusão comunitária.

A advogada Camila Marques da ARTIGO 19 participará da introdução do seminário falando sobre o Direito à comunicação dos povos tradicionais e da população rural.

Veja abaixo a programação do seminário:

9h – Abertura e saudação inicial

9h15 – Introdução
“Rádios comunitárias rurais e povos tradicionais no mundo” e “O direito à comunicação dos povos tradicionais e da população rural”

9h50 – Apresentação de Filme: O Grito do Amazonas (Fundação Pachamama – Equador)

10h – Apresentação dos resultados dos Seminários Regionais da AMARC Brasil (2012)

10h15 – Mesa de debate I
Políticas públicas de comunicação para comunidades tradicionais no Brasil e na América Latina

12h30 – Almoço

14h –  Mapeamento das iniciativas midiáticas de povos tradicionais

14h15 – Mesa de debate II
Experiências e demandas dos comunicadores comunitários rurais e dos povos tradicionais

17h – Plenária final

Para maiores informações sobre o seminário, acesse: http://amarcbrasil.org/wp-content/uploads/2013/08/Release_AMARC_Brasil_Seminario_RadCom_ParaTodosPovos.pdf

Icone de voltar ao topo