Lançamento do Site do Centro de Referência Legal

ARTIGO 19 lança site que contempla um completo banco de dados de documentos relacionados aos temas da liberdade de expressão e o acesso à informação.

Realizando uma maior expansão de nossa organização nos meios digitais, com o objetivo de fomentar nosso trabalho pela garantia do direito a liberdade de expressão e o acesso à informação, a ARTIGO 19 lança em 10 de dezembro de 2012, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, o site do Centro de Referência Legal em Liberdade de Expressão e Acesso à informação”(www.artigo19.org/centro).  O site tem o objetivo de proporcionar aos usuários um completo banco de dados com conteúdos ligados a nossa área de atuação, onde se pode ter acesso aos documentos cadastrados e as ações realizadas pela ARTIGO 19.

Na página principal, organizamos as leis, documentos internacionais e processos judiciais nacionais e internacionais que consideramos mais relevantes sobre liberdade de expressão e acesso à informação, e exibimos um Box com os últimos pedidos de informação realizados pela ARTIGO 19. Além disso, o site ainda conta com uma sessão de “vocabulários” para guiar os usuários acerca dos termos jurídicos utilizados nos documentos e um mecanismo de busca avançada para aqueles que desejarem especificar sua pesquisa dentro do site.

O site aborda cinco principais temas: Acesso á informação, Pluralismo e Diversidade, Difamação, Internet e Radiodifusão. Dentro de cada tema, haverá uma exposição sobre o mesmo, realizado por meio de explicações sobre o assunto e a apresentação de um pequeno resumo de como o Centro de Referência atua nele, além de possibilitar ao usuário o acesso aos principais documentos internacionais, legislações e outros documentos específicos desta área de atuação. Para priorizar as preferências dos usuários e dinamizar sua visita ao nosso site, elaboramos também uma sessão que permite a visualização do resumo de todos os documentos que se encontram no nosso banco de dados. Nesta sessão, você poderá clicar no tipo de documento e assunto de seu maior interesse, e vê-los na íntegra, além de obter diversas informações anexas sobre este mesmo conteúdo.

A criação do site surgiu a partir da constatação da lacuna existente neste setor de nossa atuação, visto que não existe em nosso sistema um banco de dados onde se pode pesquisar, acompanhar, e ter um parâmetro de forma verídica e clara do cenário nacional e internacional no que se refere à liberdade de expressão e o acesso a informação.  Nosso objetivo é que o site realizado pela ARTIGO 19  seja uma fonte de informação e constante atualização da sociedade, assim como um referencial para a veiculação de novos projetos nos temas que abordamos, afim de uma melhoria na garantia de nossos direitos, que não são assegurados em nossa conjuntura contemporânea.

Icone de voltar ao topo