Centro Sabiá e lideranças das comunidades de Pernambuco participam de oficina sobre acesso à informação

ARTIGO 19 em parceria com o Centro Sabiá realizou, no último dia 26, uma oficina sobre acesso à informação pública para lideranças de comunidades do semi-árido.
A oficina, que aconteceu na sede do Sabiá, em Recife, deu início ao projeto “Acesso à Informação e Direito à Água”, apoiado pelo DFID (Department for International Development) – uma agência de cooperação internacional que apoia projetos para o desenvolvimento econômico e social ao redor do mundo.
O objetivo da oficina foi o de conhecer a realidade local e as principais dificuldades que aquelas pessoas enfrentam para ter acesso à informação. Ela também buscou criar um espaço para refletir como a informação pode ser útil para o enfrentamento do problema da escassez da água e de sua má distribuição no semi-árido – tanto para exigir novos projetos, como para monitorar o planejamento e execução das políticas publicas já em andamento para enfrentamento do problema.
A oficina contou com vários debates, seguidos da exibição do filme “Mulheres se Adaptando às Mudanças Climáticas”, worshop sobre a nova Lei de Acesso à Informação, além da análise de exemplos de pedidos de informação que foram utilizados para proteção dos mais variados direitos humanos.
A parte final do encontro foi reservada para uma reunião estratégica com o Sabiá para o planejamento de novas oficinas que acontecerão entre janeiro e fevereiro de 2013 em três áreas do semi-árido: sertão, agreste e zona da mata.

Postado em

Icone de voltar ao topo