ARTIGO 19 Lança Mulheres de Expressão

Para conhecer a publicação multimídia em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres acesse: https://artigo19.org/mulheresdeexpressao. Disponível em português e espanhol.

A plataforma foi apresentada no Encontro Mulheres de Expressão realizado no dia 10 de março, às 20h, na Casa da Cidade. Mais de 20 pessoas fizeram uma roda de conversa bem informal e descontraída em torno do tema “O direito de acesso à informação para a consolidação dos direitos das mulheres”.

A publicação multimídiaMulheres de Expressão faz parte da campanha da ARTIGO 19 pela promoção da liberdade de expressão e do acesso à informação. A cada ano, a plataforma enfoca um tema e reúne depoimentos e perfis de mulheres que diariamente exercem sua liberdade de expressão para defender e promover seus direitos. Também traz referências de padrões internacionais que garantem a liberdade de expressão e acesso à informação pública para as mulheres e um banco de projetos relacionados à liberdade de expressão das mulheres na América do Sul. Por fim, todos os anos um Encontro é organizado para celebrar o Dia Internacional da Mulher e debater o tema eleito.

O tema de 2011 é “O direito de acesso à informação para a consolidação dos direitos das mulheres”. Ainda, quatro militantes sul-americanas que atuam em defesa da liberdade de expressão e pela efetivação dos direitos da mulher deram seus testemunhos. Os relatos da argentina Eleonora Rabinovich, da colombiana Glemis Mogollón e das brasileiras Renata Mielli e Wânia Pasinato, gravados com equipamentos de vídeo de bolso, revelam por um lado, suas motivações e conquistas e, por outro, a necessidade de mais acesso à informação para a consolidação da democracia e o alcance de uma sociedade mais igualitária. Elas são jornalistas, advogadas, sociólogas, militantes e mulheres: de expressão e em defesa do acesso à informação.

A iniciativa surgiu em 2010, quando a ARTIGO 19 lançou o Boletim Especial Mulheres de Expressão. Uma grande inspiração foi a membro honorária de nosso Conselho Internacional e vencedora do Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, homenageada na página principal da Mulheres de Expressão de 2011.

 

Icone de voltar ao topo