Abertas as inscrições para oficina voltada a comunicadores sobre ODS

Oficina ODS

Estão abertas as inscrições para a oficina “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – entender o tema para pautar a sociedade”, que acontece no dia 9 de setembro. A iniciativa é fruto de parceria entre a ARTIGO 19, a Abong (Associação Brasileira de ONGs) e a FES (Friedrich-EbertStiftung).

A oficina é voltada para comunicadores, como jornalistas e blogueiros, e tem o objetivo de explicar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abordando seu histórico e jogando luz sobre o que eles efetivamente representam.

Atualmente em discussão na ONU, os ODS são uma série de objetivos de caráter social, econômico e ambiental a serem alcançados pelos países do mundo todo. Eles entrarão em vigor no dia 1º de janeiro de 2016, substituindo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, cujo prazo para serem alcançados termina no final de 2015.

Os ODS começaram a ser traçados a partir da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, e que ocorreu em junho de 2012, no Rio de Janeiro.

Uma vez definidos, os ODS deverão guiar os esforços de governos, empresas e sociedade civil para atingi-los.

As vagas para a oficina são limitadas. Para se inscrever, acesse o formulário aqui.

A OFICINA

A oficina acontece no dia 9 (terça-feira), das 9h às 18h, na sede da Abong (Rua General Jardim, 660).

Na parte da manhã, a oficina irá apresentar os ODS, abordando o processo de sua definição e suas principais polêmicas.

Já a parte da tarde será reservada para exercícios práticos, que servirão também para preparar a cobertura do seminário sobre ODS que será realizado no dia seguinte.

Confira a programação aqui.


SEMINÁRIO

Já no dia 10, das 8h às 17h, acontece o seminário “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: o que está em jogo nestas negociações? Análise e estratégias da sociedade civil”.

Representantes de ONGs, movimentos sociais, universidades e governo estarão presentes para discutir os rumos do processo de definição dos ODS.

O evento também terá a presença de membros do governo responsáveis pelas negociações na ONU.

Veja a programação aqui.

Icone de voltar ao topo