Reunião deve discutir propostas da América Latina para NETMundial

Netmundialv2

Organizações da sociedade civil latino-americana que participarão do NETMundial, evento que debaterá a governança da internet, devem se reunir no dia 21 de abril para discutir as propostas da América Latina para o funcionamento da rede mundial de computadores. A ARTIGO 19 é umas das entidades organizadoras da reunião.

As propostas já feitas abordam temas como segurança, liberdade de expressão e direitos humanos, papel de governos na governança da internet, neutralidade de rede, e o funcionamento do Icann e da Iana, dois órgãos responsáveis por administrar a rede.

Entre os proponentes, estão entidades da sociedade civil, órgãos do governo, empresas do setor privado, membros da comunidade de tecnologia e da academia.

Uma análise preliminar das propostas constatou que todas as recomendações advindas de órgãos governamentais frisam a importância do aumento do papel dos governos na gestão da internet, bem como a necessidade da internacionalização do Icann em um modelo de administração mais compartilhado. Já as contribuições da sociedade civil focam em pontos relacionados a direitos humanos e liberdade de expressão, e ainda buscam apontar padrões e leis internacionais que a governança da internet deva respeitar.

No que diz respeito ao setor privado e de tecnologia, a maior parte das recomendações aborda questões relacionadas a segurança, como a estabilidade da rede e a proteção contra crimes cibernéticos.

Os interessados em participar da reunião das entidades latinoamericanas devem escrever para Marcelo Blanco no email blanco@article19.org.

O NETMundial ocorre nos dias 22 e 23 de abril no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo.

Para mais informações, acesse a página oficial do evento.

Icone de voltar ao topo